Definição – o que significa o modo supervisor?
O modo supervisor é um modo de execução em um dispositivo no qual todas as instruções, inclusive as privilegiadas, podem ser executadas pelo processador. Portanto, é capaz de executar operações de entrada / saída e operações privilegiadas. O sistema operacional de um computador geralmente opera neste modo. O modo Supervisor ajuda a evitar que os aplicativos corrompam os dados do sistema operacional.
Definirtec explica o modo supervisor
O modo Supervisor lida principalmente com a interpretação de diferentes comandos e é capaz de executar instruções privilegiadas. Ele tem acesso total a todos os componentes de um sistema e é principalmente reservado para o sistema operacional (SO), uma vez que as rotinas do SO são executadas no modo supervisor. O modo Supervisor é o modo automático selecionado quando um computador é ligado. Permite que os programas iniciais executados no computador, principalmente o bootloader, BIOS e SO, tenham acesso ilimitado ao hardware. É também o modo selecionado pelo kernel do SO para tarefas de baixo nível que requerem acesso irrestrito ao hardware.
O modo supervisor pode fornecer acesso a diferentes periféricos, ao hardware de gerenciamento de memória ou a diferentes espaços de endereço de memória. Ele fornece a barreira de proteção necessária entre as aplicações. Ele também é capaz de interromper a ativação, desativação, retorno e carregamento do status do processador. O modo supervisor também pode alterar e criar espaços de endereço de memória e também acessar os espaços de endereço de memória de outras operações. Ele também tem a capacidade de acessar as diferentes estruturas de dados dentro do sistema operacional.