Definição – o que significa modem a cabo?
Um modem a cabo é um dispositivo que modula e demodula um sinal de portadora analógica para codificar e decodificar informações digitais que são transmitidas, fornecendo comunicação de dados bidirecional via canais de radiofrequência usando cabo híbrido de fibra coaxial (cabo HFC) e radiofrequência sobre vidro ( RFoG) arquitetura. Este cabo e arquitetura fornecem a alta largura de banda necessária para o acesso à Internet.
Definirtec explica o modem a cabo
Um modem a cabo fornece uma ponte entre a LAN do cliente e a rede de cabo coaxial do ISP. Em outras palavras, ele funciona como uma ponte e também como um modem.
O modem a cabo é necessariamente complexo para funcionar em ambas as capacidades. Ele opera tanto na camada física (1) quanto na camada de enlace (2) no que diz respeito ao modelo OSI de projeto de rede, além de possuir funcionalidades em outras camadas. O modem a cabo possui seu próprio endereço IP como um nó de rede e, portanto, opera na camada de rede (3), e suporta protocolos na camada de transporte (4) e na camada de aplicação (7).
Um modem a cabo também pode incorporar um roteador, que normalmente é mantido funcionalmente separado, dentro da mesma caixa. O roteador às vezes é chamado de gateway residencial. Tanto o modem a cabo quanto o roteador têm seus próprios endereços IP e MAC para identificar cada componente por meio de suas interfaces na LAN e na WAN.