Definição – O que significa o Modelo Entidade-Relacionamento (Modelo ER)?
Um modelo de relacionamento entre entidades (ERM) é uma forma teórica e conceitual de mostrar relacionamentos de dados no desenvolvimento de software. ERM é uma técnica de modelagem de banco de dados que gera um diagrama abstrato ou representação visual dos dados de um sistema que pode ser útil no projeto de um banco de dados relacional. Esses diagramas são conhecidos como diagramas entidade-relacionamento, diagramas ER ou ERDs.
Os padrões de relacionamento entre entidades foram propostos pela primeira vez por Peter Pin-Shan Chen, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1976.
Definirtec explica o modelo de relacionamento de entidade (modelo ER)
A primeira etapa no design do sistema de informações determina que os modelos de análise de requisitos ilustrem o tipo de dados ou informações que precisam ser coletados. O método de modelagem de dados pode ser usado para ilustrar a ontologia de uma área de interesse específica. Como o modelo relacional, os dados abstratos são convertidos em um modelo de dados lógico quando o projeto de um sistema de informações é construído em um banco de dados. Da mesma forma, isso é convertido em um modelo físico quando é projetado fisicamente.
Os blocos de construção de um ERD são entidades, relacionamentos e atributos. As entidades têm tipos de entidade, que são conhecidos como instâncias das entidades correspondentes. Cada tipo de entidade pode existir independentemente de outro; por exemplo, a entidade “veículo” pode ter os tipos de entidade “carro” e “ônibus”. Relacionamento é a propriedade que vincula os tipos de entidade. Por exemplo, o tipo de entidade marido está relacionado ao tipo de entidade esposa por um relacionamento conhecido como “é casado com”. Atributos são propriedades que pertencem aos tipos de entidade, bem como aos relacionamentos.
Existem várias ferramentas de diagramação ER disponíveis no mercado. Os mais comuns são MySQL Workbench e OpenModelSphere.