Definição – O que significa o Component Object Model + (COM +)?
Component Object Model + (COM +) é um padrão de interoperabilidade binária definido pela Microsoft que especifica um modelo para comunicação de objetos distribuídos. COM + define a comunicação separando objetos em clientes e servidores. O cliente é definido como um objeto que deseja acessar um determinado serviço, enquanto o servidor é um objeto que presta serviço. O cliente e o servidor podem se comunicar independentemente da linguagem de programação em que são definidos e do sistema operacional que existe entre eles.
Definirtec explica o Component Object Model + (COM +)
COM é uma maneira neutra de linguagem de implementar objetos que podem ser usados em ambientes diferentes daquele em que foram criados, mesmo além dos limites da máquina. Para componentes bem criados, COM permite a reutilização de objetos sem conhecimento de sua implementação interna, pois força os implementadores de componentes a fornecer interfaces bem definidas que são separadas da implementação. As diferentes semânticas de alocação de linguagens são acomodadas tornando os objetos responsáveis por sua própria criação e destruição por meio da contagem de referências. A conversão entre diferentes interfaces de objeto é obtida por meio da função QueryInterface (). O método preferido de herança em COM é a criação de subobjetos aos quais as chamadas de método são delegadas.
A especificação básica COM apenas estabeleceu um modelo de comunicação distribuída entre um cliente e um servidor sem nenhuma otimização de desempenho. COM + pode ser considerado um sucessor do COM, com recursos relacionados ao Microsoft Transaction Server (MTS).
COM + oferece os seguintes recursos:
- Maior segurança em comparação com COM com a ajuda da regulação de acesso.
- Suporte para reciclagem de aplicativos.
- Suporta partições, onde várias versões COM + podem ser instaladas simultaneamente na mesma máquina.
- Os componentes COM + também podem fornecer serviços sem componentes.
- Os aplicativos COM + possuem interfaces externas que fornecem uma interface de serviço da Web para comunicação usando XML.
Para garantir a confiabilidade, o COM + usa um mecanismo de ativação de memória. Com esse mecanismo, a quantidade de memória virtual é calculada antes da criação de um objeto de servidor. Se houver menos memória disponível, a ativação ou criação de um objeto COM + falhará. Portanto, os componentes COM + não podem sofrer uma falha de software devido à sobrecarga.