Modelo de objeto de componente (com)

Definição – O que significa Component Object Model (COM)?

O Component Object Model (COM) é um método simples de especificação da Microsoft que define um padrão binário para a troca de código entre dois sistemas, independentemente do sistema operacional ou da linguagem de programação. COM fornece acesso a serviços de objeto cliente distribuído e é usado para compartilhar código binário de plataforma cruzada e linguagens de programação.

A portabilidade – objetivo principal do COM – é alcançada por meio de interfaces de objeto COM bem definidas.

Definirtec explica o Component Object Model (COM)

A interatividade COM ocorre por meio da interface com componentes de software COM expansíveis que não têm impacto nos objetos de implementação subjacentes. COM usa um modelo de comunicação intra e interprocessos para transparência do desenvolvedor. Os desenvolvedores aumentam a eficiência modificando a implementação do serviço. Os componentes da máquina COM também compartilham memória, o que aumenta a eficiência e fornece tratamento superior de erros e depuração.

Arquivos de biblioteca de vínculo dinâmico (DLL) ou EXE contêm classes de objeto COM. O cliente usa uma ou mais interfaces COM para acessar serviços de objeto COM, definidos como classes de objeto COM ou instâncias de memória de classe CO. Um identificador globalmente exclusivo (GUID) de 128 bits, conhecido como identificador de classe (CLSID), está associado a cada CO CLASS e interface para identificação de objeto COM exclusivo.

Os clientes acessam objetos COM por meio de uma ou mais interfaces com suporte, que são contratos reais que especificam a disponibilidade do serviço do objeto COM. A interface do objeto COM não está vinculada a nenhuma linguagem de programação e geralmente é escrita em uma linguagem de definição de interface.

Como o objeto COM pode ter mais de um conjunto de serviços disponíveis, os objetos COM podem expor mais de uma interface aos clientes. Como duas interfaces podem ter o mesmo nome, um GUID é usado para atribuir exclusivamente referências de objeto COM para acesso de cliente.

O principal recurso do módulo COM é a capacidade de expansão. Os objetos COM incorporam continuamente novas funções e apresentam novas interfaces de cliente para acesso a antigos e novos serviços.