Definição – O que significa o Cloud Computing Maturity Model (CCMM)?
Um modelo de maturidade de computação em nuvem (CCMM) é um modelo para gerenciar o fornecimento de serviços de computação em nuvem. Esses modelos servem para ajudar os líderes de negócios e manipuladores a progredir no fornecimento de serviços em nuvem para um conjunto de clientes. Este tipo de modelo é geralmente útil em serviços de “benchmarking” e análise de nível de sucesso, consistência e cumprimento de metas de serviço.
Definirtec explica Cloud Computing Maturity Model (CCMM)
Aspectos de um modelo de maturidade de computação em nuvem geralmente envolvem as formas reais como os serviços são entregues, incluindo quaisquer eventos ou controles que podem ajudar a fornecer automação de serviços. Outro elemento de um modelo de maturidade de computação em nuvem pode envolver segurança de informações abrangente.
Os modelos de maturidade da computação em nuvem podem ter vários estágios. O estágio inicial envolve simplesmente tirar o serviço do provedor de nuvem do chão ou garantir a solvência. Outros estágios sucessivos podem se concentrar em melhores práticas no gerenciamento de serviços em nuvem e serviços mais definidos, bem como, novamente, mais automação. Alguns especialistas descrevem um modelo de maturidade em nuvem como uma abordagem unificada de TI como serviço (ITaaS), em que mais das operações de TI de uma empresa são fornecidas pela Web ou por meio de outros modelos de crowdsourcing, em vez de serem mantidas fisicamente internamente .