Modelo de interconexão de sistemas abertos (modelo osi)

Definição – O que significa o Modelo de Interconexão de Sistemas Abertos (Modelo OSI)?

O modelo OSI (Open Systems Interconnection) é um layout conceitual e lógico que define a comunicação de rede usada por sistemas abertos para interconexão e comunicação com outros sistemas.

O modelo é dividido em sete subcomponentes, ou camadas, cada um dos quais representa uma coleção conceitual de serviços fornecidos às camadas acima e abaixo dele. O modelo OSI também define uma rede lógica e descreve efetivamente a transferência de pacotes de computador usando diferentes protocolos de camada.

O modelo OSI também pode ser referido como o modelo OSI de sete camadas ou o modelo de sete camadas.

Definirtec explica o modelo de interconexão de sistemas abertos (modelo OSI)

O modelo OSI foi desenvolvido pela International Organization for Standardization (ISO) em 1978. Enquanto trabalhava em uma estrutura de rede, a ISO decidiu desenvolver o modelo de sete camadas.

As sete camadas do OSI são divididas em duas partes: camadas quentes e camadas de mídia. A parte quente inclui as camadas de aplicação, apresentação, sessão e transporte; a parte da mídia inclui a rede, o link de dados e as camadas físicas.

O modelo OSI funciona em uma hierarquia, atribuindo tarefas a todas as sete camadas. Cada camada é responsável por executar tarefas atribuídas e transferir tarefas concluídas para a próxima camada para processamento posterior. Hoje, muitos protocolos são desenvolvidos com base no mecanismo de trabalho do modelo OSI.