Definição – O que significa o Common Information Model (CIM)?
O Common Information Model (CIM) é um método de representar os vários dispositivos de computação usados ativamente associados a uma empresa e a relação entre eles. O CIM foi projetado e publicado pela Distributed Management Task Force (DMTF) e faz parte do gerenciamento corporativo baseado na Web (WBEM). O modelo CIM visa simplificar a tarefa de gerenciar diferentes dispositivos de computação em uma empresa.
Definirtec explica o Modelo de Informação Comum (CIM)
As empresas usam diferentes dispositivos de computação para seus fins específicos e cada dispositivo possui hardware e aplicativos específicos associados. Para gerenciar os dispositivos de forma eficiente, as propriedades associadas a cada dispositivo e sua aplicação, junto com sua relação com os outros dispositivos no sistema, devem ser representadas. O CIM fornece um meio de representação orientada a objetos de tais dispositivos, que é implementado usando uma linguagem orientada a objetos, como a Unified Modeling Language (UML). Por exemplo, uma empresa que compra roteadores diferentes de empresas diferentes seria capaz de visualizar o mesmo tipo de informação (como nome, número do modelo, capacidade da rede e relacionamento com outros dispositivos e aplicativos) e também seria capaz de acessar essas informações por meio um programa. O CIM usa XML para representar informações sobre os produtos que gerencia.
O modelo CIM usa classes para representar dispositivos de computação, como discos rígidos ou impressoras. As classes CIM suportam funções que incluem funções de consulta e status. O gerente pode consultar as propriedades de uma classe CIM e obter informações sobre o dispositivo representado. O gerenciador também pode modificar a classe CIM para incluir relacionamentos ou funções adicionais no dispositivo representado. As propriedades gerais e específicas de um dispositivo podem ser representadas com a ajuda da herança pai / filho.