Definição – O que significa o Windows Driver Model (WDM)?
O Windows Driver Model (WDM) é uma estrutura ou arquitetura de driver que torna o código-fonte compatível com Windows 98, 2000, Me, XP e todas as versões posteriores do Microsoft Windows, ou seja, todas as versões de 32 bits do Windows. O WDM foi projetado para substituir “VxD”, a tecnologia de driver usada em versões anteriores, como Windows 3.1, Windows 95 e Windows NT.
Também conhecido como modelo de driver Win32.
Definirtec explica o Windows Driver Model (WDM)
Com menos código-fonte necessário, o modelo de driver do Windows é mais eficiente que o VxD e padronizou os requisitos de código. No entanto, os drivers WDM não são compatíveis com versões anteriores do Windows 98, por exemplo, Windows 3.1, 95 e NT 4.0 ou versões anteriores ao sistema operacional para o qual foram originalmente escritos. WDM é compatível com versões posteriores. Um problema que isso cria é que os novos recursos do sistema operacional podem, ou não, funcionar com drivers escritos para versões anteriores do sistema operacional.
Os drivers WDM são classificados em três tipos:
- Os drivers de função são escritos para um dispositivo específico, como uma impressora
- Os drivers de barramento são para barramentos comuns como PCI, SCSI e USB, e são projetados para um controlador de barramento, adaptador ou ponte (e os fornecedores de software podem criar seus próprios drivers de barramento)
- Drivers de filtro, que podem ser drivers sem dispositivo, mas quando ativam um dispositivo, eles agregam valor ou alteram a operação de um determinado dispositivo ou de vários dispositivos.
Os drivers WDM e VxD funcionarão com os sistemas operacionais Windows 98 (Windows 98, Windows 98 Second Edition e Windows Me). No entanto, normalmente os drivers WDM permitem mais recursos, por exemplo, uma placa sintonizadora de TV pode capturar imagens de resolução mais alta.
Os desenvolvedores de software de driver fizeram várias críticas sobre o WDM, incluindo:
- Isso é muito complexo de entender.
- As interações com eventos plug-n-play e de gerenciamento de energia são difíceis.
- Cancelar as instruções de E / S (entrada / saída) é muito problemático.
- Cada driver requer milhares de linhas de código de suporte.
- Não há suporte técnico para escrever “drivers de modo de usuário” puros (drivers de uso especial personalizados).
- A documentação e exemplos de drivers são de qualidade questionável.
Esses problemas levaram a Microsoft a lançar um substituto para o WDM, denominado “Windows Driver Foundation,” em duas versões: “Kernel-Mode Driver Framework” (KMDF) é para Windows 2000 e Windows XP; e “User-Mode Driver Framework” (UMDF) é para Windows XP e versões posteriores.