Definição – O que significa Modelo de Dados Semânticos?
O modelo de dados semânticos é um método de estruturação de dados para representá-los de uma forma lógica específica. É um modelo de dados conceituais que inclui informações semânticas que acrescentam um significado básico aos dados e aos relacionamentos que existem entre eles. Essa abordagem para modelagem e organização de dados permite o desenvolvimento fácil de programas de aplicativos e também para a fácil manutenção da consistência dos dados quando os dados são atualizados.
Definirtec explica o modelo de dados semânticos
O modelo de dados semânticos é uma abordagem relativamente nova que se baseia em princípios semânticos que resultam em um conjunto de dados com estruturas de dados especificadas inerentemente. Normalmente, dados no singular ou uma palavra não transmitem nenhum significado para os humanos, mas emparelhados com um contexto, essa palavra herda mais significado.
Em um ambiente de banco de dados, o contexto dos dados geralmente é definido principalmente por sua estrutura, como suas propriedades e relacionamentos com outros objetos. Portanto, em uma abordagem relacional, a estrutura vertical dos dados é definida por restrições referenciais explícitas, mas na modelagem semântica essa estrutura é definida de uma forma inerente, o que significa que uma propriedade dos próprios dados pode coincidir com uma referência a outro objeto.
Um modelo de dados semânticos pode ser ilustrado graficamente por meio de um diagrama de hierarquia de abstração, que mostra os tipos de dados como caixas e seus relacionamentos como linhas. Isso é feito hierarquicamente para que os tipos que fazem referência a outros tipos sejam sempre listados acima dos tipos aos quais eles fazem referência, o que torna mais fácil de ler e entender.
Abstrações usadas em um modelo de dados semânticos:
- Classificação – relações “instância_de”
- Agregação – relações “has_a”
- Generalização – relações “is_a”