Definição – o que significa modelo de dados relacional?
Um modelo de dados relacional envolve o uso de tabelas de dados que coletam grupos de elementos em relações. Esses modelos funcionam com base na ideia de que cada configuração de tabela incluirá uma chave primária ou identificador. Outras tabelas usam esse identificador para fornecer links de dados “relacionais” e resultados. Os administradores de banco de dados usam algo chamado Structured Query Language (SQL) para recuperar elementos de dados de um banco de dados relacional.
Definirtec explica o modelo de dados relacional
Outros aspectos do design de banco de dados relacional correspondem a partes específicas de uma tabela de dados. Por exemplo, uma linha de banco de dados convencional representaria uma tupla, que é um conjunto de dados que gira em torno de uma determinada instância ou objeto virtual de forma que a chave primária seja seu identificador exclusivo. Um nome de coluna em uma tabela de dados está associado a um atributo, um identificador ou recurso que todas as partes de um conjunto de dados possuem. Essas e outras convenções estritas ajudam a fornecer aos administradores e designers de banco de dados padrões para a elaboração de configurações de banco de dados relacional.
Conforme mencionado, a chave primária é uma ferramenta fundamental na criação e uso de modelos de dados relacionais. Deve ser exclusivo para cada membro de um conjunto de dados. Deve ser preenchido para todos os membros. Inconsistências podem causar problemas em como os desenvolvedores recuperam dados. Outros problemas com designs de banco de dados relacional incluem duplicação excessiva de dados, dados com falha ou parciais ou links ou associações impróprias entre tabelas. Uma grande parte da administração de banco de dados de rotina envolve a avaliação de todos os conjuntos de dados em um banco de dados para garantir que eles sejam preenchidos de forma consistente e responderão bem ao SQL ou qualquer outro método de recuperação de dados.