Modelo de ator

Definição – o que significa modelo de ator?

O modelo de ator é um conceito de ciência da computação que usa “atores” como os agentes fundamentais da computação. Atores recebem entradas, enviam saídas e executam funções. Eles também podem criar outros atores. Esse tipo de modelo esteve envolvido na comutação inicial de pacotes e, como modelo semântico, ajudou a desenvolver diferentes tipos de programas de software.

Definirtec explica o modelo de ator

Um “ator” é a ideia fundamental no modelo de ator. Os especialistas se referem a um ator como uma entidade computacional, mas uma explicação mais detalhada seria que um ator, como um objeto, é simplesmente uma instância de uma classe particular. Isso mostra uma semelhança entre o modelo de ator e o modelo orientado a objetos.

Em termos de uso popular, o modelo de ator tem muitas semelhanças com o modelo orientado a objetos, que é muito mais prevalente em muitas áreas da ciência da computação. Enquanto um ator ou agente virtual implica funções mais proativas, um objeto é dotado de propriedades e valores que permitem que ele funcione de maneiras específicas. Isso pode ter sido o que fez com que o modelo orientado a objetos prosperasse e impediu que o modelo do ator fosse dominante no campo da ciência da computação. Outros especialistas apontam que o modelo de ator carece de um sistema específico para herança ou hierarquia e que problemas com coisas como passagem de mensagens assíncronas podem afetar os sistemas negativamente.