Definição – o que significa o modelo cliente-servidor?
O modelo cliente-servidor é uma estrutura de comunicação distribuída de processos de rede entre solicitantes de serviços, clientes e provedores de serviços. A conexão cliente-servidor é estabelecida por meio de uma rede ou da Internet.
O modelo cliente-servidor é um conceito de computação de rede central que também cria funcionalidades para troca de e-mail e acesso à Web / banco de dados. As tecnologias e protocolos da Web criados em torno do modelo cliente-servidor são:
- Protocolo de transferência de hipertexto (HTTP)
- Sistema de nomes de domínio (DNS)
- Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
- Telnet
Os clientes incluem navegadores da Web, aplicativos de bate-papo e software de e-mail, entre outros. Os servidores incluem Web, banco de dados, aplicativo, chat e e-mail, etc.
Definirtec explica o modelo cliente-servidor
Um servidor gerencia a maioria dos processos e armazena todos os dados. Um cliente solicita dados ou processos especificados. O servidor retransmite a saída do processo ao cliente. Os clientes às vezes lidam com o processamento, mas requerem recursos de dados do servidor para conclusão.
O modelo cliente-servidor difere de um modelo ponto a ponto (P2P) em que os sistemas de comunicação são o cliente ou servidor, cada um com status e responsabilidades iguais. O modelo P2P é uma rede descentralizada. O modelo cliente-servidor é uma rede centralizada.
Uma desvantagem do modelo cliente-servidor é o excesso de solicitações de cliente em um servidor, resultando em funcionamento incorreto ou desligamento total. Os hackers costumam usar essas táticas para encerrar serviços organizacionais específicos por meio de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS).