Definição – O que significa Bandwidth Shaping?
Modelagem de largura de banda é o processo de alocar partes de conexões de rede, bem como estabelecer quantidades de uso de largura de banda que correspondem aos tipos de atividades. No que se refere aos ISPs, o termo se refere às limitações que eles definem para gerenciar a quantidade de largura de banda que os consumidores individuais usam para que nenhum usuário possa obter uma quantidade desproporcional de controle sobre o gateway da Internet.
A modelagem de largura de banda também é conhecida como alocação de largura de banda, ferramenta de alocação de largura de banda, gerenciamento de largura de banda e modelagem de tráfego.
Definirtec explica Bandwidth Shaping
A modelagem da largura de banda tornou-se necessária à medida que o consumo de largura de banda dos usuários da Internet aumentou com novos tipos de conteúdo online, o que pode representar uma ameaça se a distribuição de conteúdo usar muita largura de banda. Os tipos de distribuição de conteúdo que tendem a usar mais largura de banda incluem compartilhamento de arquivos ponto a ponto, compartilhamento anônimo de arquivos, sites de compartilhamento de arquivos, sites de comunidades e streaming de vídeo, como o YouTube. Conforme esses tipos de distribuição aumentam, os ISPs enfrentam o desafio de oferecer mais largura de banda a seus clientes. ISPs menores devem estar particularmente atentos à quantidade de largura de banda que seus clientes usam porque é caro gerenciá-la.
Os ISPs devem atender à necessidade cada vez maior de distribuição de conteúdo e entrega de largura de banda, como velocidade, tamanho e otimização. Para fazer isso, eles devem monitorar cuidadosamente quanta largura de banda vai para quem e ajustá-la de acordo, ou aumentar se necessário. Muitas implementações de código-fonte aberto estão disponíveis para gerenciar automaticamente a largura de banda, limitando-a a certos megabits por segundo. As operadoras de telefonia móvel fazem um trabalho bastante bom na definição da largura de banda, centralizando-a nos horários de pico do tráfego.