Definição – o que significa mobilidade corporativa?
A mobilidade empresarial se concentra amplamente nas tendências de teletrabalho e trabalho remoto. Os especialistas definem a mobilidade empresarial não apenas como a capacidade dos funcionários de trabalhar fora do escritório, mas também como a mobilidade dos dados corporativos por meio de redes de tecnologia.
Definirtec explica mobilidade empresarial
Mobilidade corporativa significa configurar plataformas de trabalho remotas onde os indivíduos completam suas tarefas profissionais enviando dados de um lugar para outro, geralmente por meio da Internet global. Com o surgimento das tecnologias de telefonia móvel e outros novos avanços nos últimos 20 anos, essa forma de mobilidade empresarial realmente decolou.
Ele também gerou um conjunto completo de ferramentas e recursos para gerenciar essa tendência, conhecido como ferramentas de gerenciamento de mobilidade empresarial. Por exemplo, muitas empresas monitoram seus funcionários remotos por meio de ferramentas específicas, como adições de navegador que monitoram o uso de dados e ferramentas que podem registrar as horas de trabalho nesses locais remotos, como a casa de um funcionário.
Quanto à mobilidade de dados corporativos, também existem muitos tipos diferentes de ferramentas que acomodam esse tipo de mobilidade corporativa, incluindo plataformas de videoconferência, sistemas de computação em nuvem para armazenamento de arquivos, ferramentas de colaboração na web e muito mais. As empresas também desenvolveram modelos detalhados para acomodar a mobilidade empresarial – por exemplo, o modelo COPE ou ‘propriedade corporativa, capacitada pessoalmente’. O modelo COPE é baseado em BYOD ou modelo de negócios ‘traga seu dispositivo’, onde, nos últimos anos, as empresas começaram a permitir que os funcionários usem dispositivos pessoais para tarefas de trabalho.
Uma das questões gerais da mobilidade empresarial é a segurança. À medida que os dados corporativos trafegam, eles costumam ser vulneráveis a violações de dados ou acesso não autorizado. As empresas usam um amplo espectro de ferramentas para gerenciar esses riscos, de túneis VPN a tecnologias de segurança de endpoint.