Definição – o que significa mashup?
Um mashup é uma técnica pela qual um site ou aplicativo da Web usa dados, apresentação ou funcionalidade de duas ou mais fontes para criar um novo serviço. Os mashups são possíveis por meio de serviços da Web ou APIs públicas que (geralmente) permitem acesso gratuito. A maioria dos mashups são visuais e interativos por natureza.
Para um usuário, um mashup deve fornecer uma experiência mais rica e interativa. Um mashup também é benéfico para os desenvolvedores porque requer menos código, permitindo um ciclo de desenvolvimento mais rápido.
Definirtec explica mashup
O termo mashup é meio que uma palavra da moda. É freqüentemente mencionado no mesmo contexto da computação em nuvem e da Web 2.0. Isso ocorre porque a versão 1.0 da Web era mais para simplesmente ficar online, o que muitas empresas faziam publicando brochuras. Em outras palavras, eles pegaram o que fizeram offline e colocaram online. A Web 2.0 implica em maior colaboração entre sites e maior interação com os usuários do site. Na verdade, site pode ser o termo errado; à medida que mais e mais funcionalidades são fornecidas por meio do navegador, o aplicativo da Web está se tornando uma descrição melhor.
Apesar do sabor de marketing do termo, há muito a ser dito sobre a capacidade de acessar dados e ferramentas na nuvem. Um ótimo exemplo disso é o Google Maps, que gerou centenas, senão milhares, de aplicativos de mashup. Isso inclui aplicativos que usam o Google Maps para avaliar áreas em uma cidade, delinear pontos de interesse ou mostrar estradas em construção. Esses aplicativos pegam algumas das funcionalidades e dados do Google Maps e os combinam com sua própria programação para criar um novo aplicativo.