Definição – o que significa mineração de dados espaciais?
A mineração de dados espaciais é a aplicação da mineração de dados a modelos espaciais. Na mineração de dados espaciais, os analistas usam informações geográficas ou espaciais para produzir inteligência de negócios ou outros resultados. Isso requer técnicas e recursos específicos para obter os dados geográficos em formatos relevantes e úteis.
Definirtec explica a mineração de dados espaciais
Os desafios envolvidos na mineração de dados espaciais incluem a identificação de padrões ou a localização de objetos que sejam relevantes para as questões que direcionam o projeto de pesquisa. Os analistas podem estar procurando em um grande campo de banco de dados ou outro conjunto de dados extremamente grande para encontrar apenas os dados relevantes, usando ferramentas GIS / GPS ou sistemas semelhantes.
Uma coisa interessante sobre o termo “mineração de dados espaciais” é que geralmente é usado para falar sobre como encontrar padrões úteis e não triviais em dados. Em outras palavras, apenas a criação de um mapa visual de dados geográficos pode não ser considerada mineração de dados espaciais por especialistas. O objetivo central de um projeto de mineração de dados espaciais é distinguir as informações para construir padrões reais e acionáveis para apresentar, excluindo coisas como coincidência estatística, modelagem espacial aleatória ou resultados irrelevantes. Uma maneira de os analistas fazerem isso é vasculhar os dados em busca de modelos do “mesmo objeto” ou “objeto equivalente” para fornecer comparações precisas de diferentes localizações geográficas.