Definição – o que significa mineração?
Mineração, no contexto da tecnologia blockchain, é o processo de adicionar transações ao grande livro-razão público distribuído de transações existentes, conhecido como blockchain. O termo é mais conhecido por sua associação com bitcoin, embora outras tecnologias que usam o blockcahin empreguem mineração. A mineração de bitcoins recompensa as pessoas que administram operações de mineração com mais bitcoins.
Definirtec explica mineração
A mineração de blockchain envolve a adição de transações ao livro de transações blockchain existente distribuído entre todos os usuários de um blockchain. Embora a mineração seja principalmente associada ao bitcoin, outras tecnologias que usam um blockchain também empregam a mineração. A mineração envolve a criação de um hash de um bloco de transações que não pode ser facilmente falsificado, protegendo a integridade de todo o blockchain sem a necessidade de um sistema central.
A mineração é normalmente feita em um computador dedicado, pois requer uma CPU rápida, bem como maior consumo de eletricidade e mais calor gerado do que as operações de computador típicas. O principal incentivo para a mineração é que os usuários que optam por usar um computador para minerar sejam recompensados por isso. No caso do bitcoin, são 25 bitcoins por hash. É por isso que alguns hackers usam máquinas que invadem para minerar bitcoins, fazendo com que uma vítima involuntária pague pelos custos da mineração sem colher nenhum dos benefícios.
Esta definição foi escrita no contexto do Blockchain