Definição – o que significa o Microsoft Word?
O Microsoft Word é um processador de texto comercial amplamente usado desenvolvido pela Microsoft. O Microsoft Word é um componente do pacote de software de produtividade Microsoft Office, mas também pode ser adquirido como um produto autônomo.
O Microsoft Word foi lançado inicialmente em 1983 e, desde então, foi revisado várias vezes. Ele está disponível para os sistemas operacionais Windows e Apple.
O Microsoft Word costuma ser chamado simplesmente de Word ou MS Word.
Definirtec explica o Microsoft Word
Em 1981, a Microsoft contratou Charles Simonyi para desenvolver um aplicativo de processamento de texto. A primeira versão foi lançada em 1983.
Inicialmente, o MS Word não era muito popular, devido à sua aparência radicalmente diferente em comparação com o WordPerfect, o processador de texto líder na época. No entanto, a Microsoft aprimorou o Word continuamente ao longo dos anos, incluindo uma versão de 1985 que podia ser executada em um Mac. O segundo grande lançamento do Word, em 1987, incluiu uma atualização dos principais recursos, além de novas funcionalidades, como suporte para formato de texto rico (RTF).
Em 1995, a Microsoft aumentou sua participação no mercado de processadores de texto com o lançamento do Windows 95 e do Office 95, que ofereciam um pacote de software de produtividade de escritório.
Alguns recursos que tornaram o MS Word útil incluem uma exibição WYSIWYG (o que você vê é o que você obtém): esse design garante que tudo exibido na tela apareça da mesma maneira quando impresso ou movido para outro formato ou programa. A capacidade dos usuários de copiar e colar o conteúdo do MS Word em muitas outras plataformas sem perda significativa de formatação é um dos motivos pelos quais o software se manteve tão popular nas últimas duas décadas.
Além disso, o MS Word possui um dicionário embutido para verificação ortográfica; palavras com erros ortográficos são marcadas com um sublinhado ondulado em vermelho. O MS Word oferece recursos de nível de texto, como negrito, sublinhado, itálico e tachado, e recursos de nível de página, como recuo, parágrafo e justificação. O Word é compatível com muitos outros programas, sendo o mais comum os outros membros do pacote Office.
Em 2007, .docx se tornou o formato de arquivo padrão, substituindo a extensão “.doc”.
Conforme o Microsoft Word se modernizou com o tempo, os sistemas operacionais da Microsoft também. Como o pacote Microsoft Office está inerentemente vinculado ao sistema operacional da Microsoft, seu uso gerou frustrações do usuário em torno do fim da vida útil do Microsoft XP e das sucessivas adições ao Vista e Windows 7, 8 e 10.
Ao mesmo tempo, a Microsoft estava entrando no movimento da nuvem. Sua nova oferta, Microsoft Office 365, substitui métodos de licenciamento de máquina única ou antigos prontos para uso por um conjunto de aplicativos de software fornecido pela nuvem que os usuários podem acessar de qualquer lugar.
Com o preço da assinatura, muitos clientes agora estão acessando os pacotes do Microsoft Word e Office por meio do Office 365 em vez de comprá-los por meio de downloads com chaves de licença. Teoricamente, o método entregue na nuvem permite um uso mais versátil em vários dispositivos, embora alguns usuários tenham relatado problemas ao tentar autorizar novos dispositivos.
Outro aspecto popular do software entregue na nuvem é que não há necessidade de carregá-lo no disco rígido local, deixando o dispositivo final menos confuso com drivers e outros tipos de infraestrutura de software. Ao mesmo tempo, a Microsoft adicionou outros aplicativos de nuvem complementares, como OneNote, OneDrive e SharePoint para usuários corporativos, e um pacote Office móvel para Apple e Android.
[Domine a ferramenta de processamento de texto mais popular em um piscar de olhos, com este curso AZ Microsoft Word da Udemy]