Microsoft Silverlight

Definição – o que significa Microsoft Silverlight?

O Microsoft Silverlight é uma estrutura de multimídia para projetar aplicativos ricos da web com gráficos e vídeo. Ele usa um plug-in para vários navegadores, incluindo o Internet Explorer. Embora inicialmente fosse popular para a criação de streaming de vídeo, a Microsoft anunciou que o produto estava chegando ao fim de sua vida útil em 2012. O Silverlight é baseado na plataforma .NET. É também um dos dois ambientes de desenvolvimento de aplicativos no Windows Phone.

Definirtec explica o Microsoft Silverlight

O Microsoft Silverlight, lançado pela primeira vez em 2007, permite que os desenvolvedores da Web publiquem conteúdo multimídia em seus sites como uma alternativa ao Adobe Flash. Embora tenha sido planejado como um dos ambientes de desenvolvimento no Windows Phone, seu aplicativo mais conhecido é o streaming de vídeo. As primeiras versões dos serviços de streaming de vídeo da Netflix e da Amazon usavam o Silverlight. Outros usos notáveis ​​incluíram o streaming da NBC dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, bem como as convenções democratas e republicanas de 2008 nos EUA pela web. Em maio de 2011, uma pesquisa do statowl.com estimou que o Silverlight tinha uma penetração de mercado de cerca de 64 por cento.

Apesar de seu sucesso, o Silverlight atraiu críticas de defensores do código aberto e dos padrões abertos da web por causa do uso de um plug-in proprietário que não era compatível com navegadores Linux. A Novell, trabalhando com a Microsoft, desenvolveu uma implementação de código aberto chamada Moonlight, mas acabou abandonando-a por falta de popularidade.

Em 2012, a Microsoft anunciou o fim da vida do Silverlight, citando a mudança dos formatos proprietários para HTML5 para multimídia na web. A Microsoft ainda planeja oferecer suporte ao Silverlight até outubro de 2021.