Definição – o que significa o Microsoft PowerPoint (PPT)?
O Microsoft PowerPoint é um poderoso software de apresentação desenvolvido pela Microsoft. É um componente padrão do software Microsoft Office da empresa e vem junto com o Word, Excel e outras ferramentas de produtividade do Office.
O programa usa slides para transmitir informações ricas em multimídia e é usado para criar apresentações de negócios complexas, contornos educacionais simples e muito mais.
Definirtec explica o Microsoft PowerPoint (PPT)
PowerPoint foi desenvolvido por Dennis Austin e Thomas Rudkin da Forethought Inc. Era para se chamar Apresentador, mas o nome não foi adaptado devido a questões de marcas registradas. Foi renomeado para PowerPoint em 1987, conforme sugerido por Robert Gaskins.
Em agosto de 1987, a Microsoft comprou a Forethought por US $ 14 milhões e a transformou em sua unidade de negócios gráficos, onde a empresa continuou a desenvolver o software. A primeira iteração foi lançada junto com o Windows 3.0 em 1990. Só permitia a progressão do slide em uma direção – para frente – e a quantidade de personalização era bastante limitada.
Embora tenha sido concebido apenas para computadores Macintosh no início, PowerPoint rapidamente se tornou uma das marcas registradas mais icônicas e a primeira aquisição importante da Microsoft. Ainda hoje, ele detém até 95 por cento da participação de mercado de software de apresentação.
O PowerPoint permite aos usuários criar apresentações ricas em mídia constituídas por uma série de slides. Por estar totalmente integrado com as outras ferramentas do pacote Microsoft Office, o usuário pode importar conteúdo criado com Excel ou Word para o PowerPoint, bem como outras mídias como imagens, áudio e videoclipes.
Para criar slides, uma série de modelos são usados para fornecer ao usuário layouts predefinidos para diferentes fins. Depois que o tema que será usado na apresentação for definido, definindo uma fonte padrão, cor de fundo e layout, esse slide é salvo como “slide mestre”. O usuário pode alterar um ao outro slide de acordo ou editar o slide mestre para propagar a alteração para todos os outros slides de maneira uniforme.
Durante uma apresentação em PowerPoint, o apresentador tem a liberdade de definir o ritmo controlando o fluxo manualmente ou trocando os slides em intervalos predefinidos, que também podem ser diferentes para cada slide. Elementos individuais em um slide também podem aparecer depois que um determinado comando é emitido, como marcadores ou vídeos.
O PowerPoint experimentou uma mudança muito significativa no PowerPoint 97, que adicionou efeitos de transição predefinidos e permitiu ao usuário cronometrá-los apropriadamente para que os slides fizessem a transição automaticamente. Isso permitiu que o apresentador seguisse uma progressão predefinida e continuasse com a apresentação sem parar para alterar ou ler os slides. O PowerPoint 2007 introduziu a interface “faixa de opções”, marcando uma mudança drástica em relação ao estilo de interface anterior.
Em versões mais antigas do PowerPoint, as apresentações eram salvas apenas no formato .pptx padrão. No entanto, as versões mais recentes de 2013 e 2016 permitem que os usuários salvem apresentações em diferentes formatos comuns, como imagens (JPEG, GIF, PNG, etc.), vídeos (WMV ou MPEG-4) ou texto (PDF).