Definição – O que significa Microkernel?
Um microkernel é um pedaço de software ou mesmo código que contém a quantidade quase mínima de funções e recursos necessários para implementar um sistema operacional.
Ele fornece o número mínimo de mecanismos, apenas o suficiente para executar as funções mais básicas de um sistema, a fim de maximizar a flexibilidade de implementação de modo que permita que outras partes do SO sejam implementadas de forma eficiente, uma vez que não impõe muitas políticas.
Definirtec explica Microkernel
Os microkernels foram desenvolvidos pela primeira vez na década de 1980 como uma resposta direta a vários desafios que atormentavam a adaptação de mono-kernels em sistemas de computador mais novos por causa de incompatibilidades no design e na programação.
Isso ocorre porque novas pilhas de protocolos, sistemas de arquivos, drivers de dispositivos e outros sistemas de baixo nível estavam sendo desenvolvidos rapidamente naquela época. As funcionalidades acima mencionadas geralmente estavam localizadas no kernel monolítico, o que resulta em muito trabalho e gerenciamento de código cuidadoso ao ser modificado para ser usado em sistemas mais novos.
A ideia do microkernel era implementar todas essas funções como programas de espaço do usuário, que permitiam que fossem ativadas e desativadas como programas normais; eles estão sendo executados como daemons.
Isso permitiu a manipulação mais fácil dessas funções e a separação do código do kernel para ajuste fino, sem se preocupar com outros efeitos colaterais. Mas, mais especificamente, permitiu que outros sistemas operacionais fossem construídos em cima desse núcleo comum ou microkernel, o que avançou muito na pesquisa sobre sistemas operacionais.