Definição – O que significa Microfilme?
Microfilme é um meio de armazenamento analógico que usa bobinas de filme que são expostas e reveladas em registros fotográficos usando um processo fotográfico. É normalmente usado para armazenar documentos em papel, como periódicos, documentos jurídicos, livros e desenhos de engenharia. É compacto por natureza, tem baixo custo de produção e armazenamento e requer muito menos espaço de armazenamento do que documentos em papel. Portanto, é considerada uma boa forma de arquivamento.
Definirtec explica microfilme
A visualização de microfilmes requer leitores de microfilmes, que são dispositivos simples que consistem em uma fonte de luz e ampliação. O microfilme pode ser convertido em um formato eletrônico para ser acessível por computador. Existem diferentes tipos de microfilmes, como filme de gelatina de prata, filme vesicular e filme diazo. O filme de gelatina de prata é usado para registros que precisam ser mantidos permanentemente ou para imagens de alta qualidade. O filme vesicular e o filme diazo são altamente sensíveis à alta umidade ou temperatura. O microfilme é considerado o melhor para registros que são acessados com menos frequência, mas ainda são necessários para retê-los.
Existem muitas vantagens associadas ao uso de microfilme. Comparado ao filme tradicional, é muito mais resistente e confiável. Menos quebra está associada ao microfilme. É considerado um bom meio de armazenamento de imagem padronizado e é usado para necessidades de armazenamento de longo prazo. O custo de manutenção é inferior ao das imagens digitais e o microfilme atende aos padrões de arquivamento reconhecidos.
Hoje, o armazenamento digital de documentos é geralmente preferido ao microfilme, pois o conteúdo armazenado é mais acessível e distribuível e é imune a qualquer dano físico.