Microficha

Definição – o que significa microficha?

Microficha é um filme fotográfico fino, geralmente de dez por dezoito centímetros, capaz de armazenar informações miniaturizadas. Essa técnica é usada na preservação de materiais frágeis como documentos de arquivo, periódicos, livros, jornais e revistas, bem como um método de economia de espaço em bibliotecas e outros arquivos.

Definirtec explica microficha

A microficha é fácil de usar e não requer conhecimento especializado ou software para usá-la. Os documentos são fotografados e armazenados no pequeno espaço do cartão de microficha. As imagens são muito pequenas para serem lidas a olho nu. Para ler as informações da microficha, um dispositivo especial é usado para ampliar muito o conteúdo. Como o microfilme, a microficha está disponível como imagens positivas e negativas, embora as imagens negativas sejam mais comuns.

Existem muitas vantagens quando microfichas são usadas, como fácil armazenamento. Muitos documentos podem ser armazenados em um pequeno espaço, pois uma única folha pode armazenar várias imagens. Ele também fornece uma maneira fácil e conveniente de acessar documentos agrupados. A atualização também é fácil, pois uma nova planilha pode ser adicionada ao arquivo a qualquer momento, o que ajuda a manter os documentos organizados. Esta é uma das principais razões para usá-lo para arquivar fotos, jornais, revistas e outros documentos. A microficha é uma folha de filme plana e não requer a rotação do filme em bobinas, como no caso do microfilme. A microficha também ocupa menos espaço e tem menos requisitos de armazenamento em comparação com o microfilme.

Uma das principais desvantagens do uso de microfichas é o fator de portabilidade. Requer dispositivos especiais para leitura e duplicação dos cartões, e o equipamento especial é caro. A microficha também é mais cara do que a produção de microfilme.

Com o advento das opções de armazenamento digital, a microficha não é mais usada como no passado.