Microdados

Definição – o que significa microdados?

Microdata é uma especificação usada em documentos HTML para adição de marcação semântica de páginas HTML. A especificação de microdados ajuda os dados a serem incorporados aos documentos HTML e torná-los legíveis para as máquinas. Em outras palavras, os microdados ajudam os computadores a analisar o conteúdo das páginas da web. Microdados são considerados um método discreto de trazer a marcação semântica para páginas da web sem afetar a sintaxe do navegador.

Microdados ajudam a fornecer um método mais simples e estruturado de anotar elementos HTML junto com tags que são legíveis por máquina.

Definirtec explica Microdata

Navegadores, mecanismos de pesquisa e rastreadores da web são capazes de analisar e processar microdados de páginas da web e usar a TI para fornecer experiências de navegação melhores e mais ricas para os usuários. Os mecanismos de busca consideram os microdados úteis, pois auxiliam na análise das informações das páginas da web e produzem resultados relevantes para os usuários. O foco dos microdados não é fazer um novo widget para as páginas da web, mas para melhorar a legibilidade das páginas da web pela máquina, especialmente no caso de programas automatizados. Microdata tem missão semelhante a Microformats e RDFa, porém difere nas técnicas de implementação. Vocabulários relacionados a microdados não fornecem semântica ou significado relacionado a um item. Os desenvolvedores da web têm opções de vocabulário personalizado ou para fazer uso de vocabulários existentes na web. Os microdados são compostos de pares de itens / nome-valor, que são definidos de acordo com o vocabulário. A sintaxe básica de Microdata inclui itemscope usados ​​para definir um item e itemprop para explicar as propriedades do item.

O desenvolvimento de microdados foi encerrado porque o grupo de trabalho HTML do W3C não conseguiu encontrar um editor apropriado para a especificação.