Microcódigo

Definição – o que significa Microcódigo?

Microcódigo é o nível especificado mais baixo de conjuntos de instruções de processador e máquina. É uma camada composta de pequenos conjuntos de instruções, derivados da linguagem de máquina. Microcode executa operações de registro de nível de controle curtas, incluindo múltiplas microinstruções, cada uma das quais realiza uma ou mais microoperações.

Microcódigo e linguagem de máquina diferem. A linguagem de máquina opera na camada superior da abstração de hardware. No entanto, o microcódigo lida com operações de nível inferior ou baseadas em circuito. Como o microcódigo geralmente está embutido no hardware, ele não pode ser alterado.

Definirtec explica o microcódigo

Microcódigo é o resultado da interpretação da linguagem de máquina de nível inferior. Ele gerencia recursos de hardware no nível de registro ou circuito. A linguagem de máquina interpreta e envia instruções de máquina para o nível mais baixo da camada de hardware, onde são traduzidas em pequenos micro programas chamados microcódigos. Cada pedaço de microcódigo pode conter uma ou mais microinstruções, que executam operações baseadas em circuito.

O microcódigo é armazenado na ROM ou na ROM programável apagável (EPROM) e não pode ser facilmente modificado por programadores genéricos. As tarefas de microcódigo incluem conectar diferentes registros usando unidades lógicas aritméticas, realizar cálculos matemáticos e salvar os resultados no registro.