Definição – O que significa Critical Path Method (CPM)?
O método do caminho crítico (CPM) é uma metodologia, técnica ou algoritmo passo a passo para o planejamento de projetos com inúmeras atividades que envolvem interações complexas e interdependentes. CPM é uma ferramenta importante para gerenciamento de projetos porque identifica tarefas críticas e não críticas para prevenir conflitos e gargalos. O CPM é frequentemente aplicado à análise de um diagrama lógico de rede do projeto para produzir o máximo de eficiência prática.
Definirtec explica o Método do Caminho Crítico (CPM)
O CPM é comumente empregado em diversos tipos de projetos. Isso inclui desenvolvimento de produtos, engenharia, construção, aeroespacial e defesa, desenvolvimento de software e projetos de pesquisa. Várias soluções de software CPM estão disponíveis.
As etapas básicas empregadas no CPM são:
- Determine as tarefas necessárias
- Liste as tarefas necessárias em sequência
- Crie um fluxograma incluindo cada tarefa necessária
- Identifique todas as relações críticas e não críticas (caminhos) entre as tarefas necessárias
- Atribuir um tempo de execução / conclusão esperado para cada tarefa necessária
- Estude todas as relações críticas para determinar todas as alternativas ou backups possíveis para o maior número possível
Freqüentemente, o principal objetivo do CPM é concluir o projeto no menor tempo possível. Uma maneira de fazer isso é chamada de rastreamento rápido, que envolve a execução de atividades em paralelo (simultaneamente) e a adição de recursos para encurtar a duração do caminho crítico (chamado de travar o caminho crítico). Isso pode resultar em expansão, o que leva ao aumento da complexidade do projeto, duração ou ambos.