Método de acesso sequencial indexado (isam)

Definição – o que significa Método de Acesso Sequencial Indexado (ISAM)?

Um Método de Acesso Sequencial Indexado (ISAM) é uma tecnologia de gerenciamento de arquivos desenvolvida pela IBM e focada na recuperação rápida de registros que são mantidos na ordem de classificação com a ajuda de um índice. Este sistema de gerenciamento de arquivos foi sucedido pelo método de acesso ao armazenamento virtual.

Definirtec explica Método de Acesso Sequencial Indexado (ISAM)

Quando os dados estão sendo armazenados em um Método de Acesso Sequencial Indexado, eles são inseridos sequencialmente. Ao contrário de outros bancos de dados de navegação, um Método de Acesso Sequencial Indexado tinha índices pequenos, tornando a busca relativamente mais rápida. A modificação de dados no registro não exigiu nenhuma alteração em outros registros ou índices. A metodologia teve como foco fornecer acesso direto a registros específicos com a ajuda de índices. A combinação deste acesso e índice ajuda no acesso mais rápido aos dados. Ao contrário de outros métodos sequenciais, o ISAM requer que as chaves de registro no registro indexado sejam específicas.

Existem muitas vantagens relacionadas ao ISAM. O método faz uso de acesso direto e sequencial ao registro de dados. O método não só é fácil de entender e implementar, mas também é barato. Pesquisar ou localizar um registro específico em um grande banco de dados é relativamente fácil com a ajuda deste sistema. O Método de Acesso Sequencial Indexado também oferece suporte à recuperação parcial e recuperação de intervalo de registros. Há mais flexibilidade em termos dessa tecnologia.