Definição – O que significa Metalinguagem?
Do ponto de vista da linguagem de programação, uma metalinguagem é uma linguagem usada para fazer declarações sobre declarações feitas em outra linguagem, conhecida como linguagem de objeto. Metalanguage ajuda a descrever os conceitos, gramática e objetos associados a uma determinada linguagem de programação.
A metalinguagem é amplamente utilizada em projetos de linguagem, analisadores, compiladores e provadores de teoremas. Também é usado em sistemas financeiros, bioinformática e em outras aplicações semelhantes.
Definirtec explica Metalanguage
A metalinguagem incentiva a programação funcional e é frequentemente considerada uma linguagem funcional impura. A metalinguagem é usada principalmente para descrever a gramática ou qualquer terminologia relacionada às linguagens de programação. Existem diferentes tipos de metalinguagens, como metalinguagens ordenadas, aninhadas e incorporadas. Uma metalinguagem ordenada é semelhante à lógica ordenada, com cada nível tendo um grau de abstração maior. Uma metalinguagem aninhada difere de uma metalinguagem ordenada, com cada nível incluindo o abaixo também. Uma metalinguagem embutida é uma linguagem embutida na linguagem do objeto, que ocorre naturalmente, bem como formalmente.
O software aplicativo geralmente consiste em conjuntos de instruções em uma linguagem de programação simples e clara. A metalinguagem é capaz de descrever propriedades semânticas e sintáticas de uma linguagem. Com diferentes linguagens de programação de computador disponíveis, muitas dessas linguagens têm conjuntos exclusivos de regras conhecidas como sintaxe; a metalinguagem pode ajudar a decifrar essas regras.
BNF (Backus-Naur Form) é um exemplo de metalinguagem amplamente utilizado para descrever a sintaxe de linguagens de programação. O XSL também é considerado uma metalinguagem que permite definir a codificação do arquivo no padrão XML, que precisa ser transformado ou formatado. Lisp é outra linguagem popular que faz uso de sua própria metalinguagem.