Definição – O que significa Bus Mastering?
O barramento master é um recurso de arquitetura de barramento que permite que um barramento de controle se comunique diretamente com outros componentes sem ter que passar pela CPU. A maioria das arquiteturas de barramento atualizadas, como a interconexão de componentes periféricos (PCI), oferece suporte ao barramento master.
O bus mastering aumenta a taxa de transferência de dados do sistema operacional, conserva os recursos do sistema e aumenta o desempenho e o tempo de resposta.
Definirtec explica Bus Mastering
O barramento mestre permite que um barramento de controle acesse a RAM independentemente da CPU. Ele é projetado para permitir a transferência de dados entre um componente periférico e a RAM enquanto a CPU implementa outras responsabilidades.
A plataforma mestre de barramento é mais comumente encontrada em dispositivos de entrada / saída (E / S) distintos ou em um microprocessador. Ele direciona o tráfego em um caminho de E / S ou barramento de computador. O mestre do barramento é o “mestre” e controla os caminhos do barramento que contêm os sinais de transmissão e o endereço. Os dispositivos de entrada e saída (E / S) em um barramento são os “escravos”.
Se um computador contiver vários componentes que suportam o barramento mestre, uma estrutura hierárquica precisa ser implementada para evitar que vários componentes tentem usar o barramento ao mesmo tempo. Existem várias estruturas, como:
- SCSI (Small Computer System Interface): Transfere dados entre o computador e os dispositivos periféricos. Inclui uma prioridade permanente para cada ID SCSI
- Interface Periférica Serial (SPI): Opera em modo full duplex (ambas as direções) usando arquitetura mestre / escravo. O dispositivo mestre inicia o quadro de dados, que inclui a sincronização de quadros.
- Interface de circuito integrado (I2C): Possui uma arquitetura de barramento serial bidirecional que contém mensagens de bit de parada e início, que controlam a transferência de dados.