Definição – o que significa mensagens síncronas?
A mensagem síncrona ocorre quando dois sistemas ou aplicativos transmitem fluxos de dados contínuos espaçados por intervalos de tempo fixos, por meio de sinais de tempo, para sincronização do transmissor e do receptor. Os sinais de tempo garantem que cada mensagem seja colocada em uma fila (às vezes conhecida como fila de eventos) nos sistemas de mensagens corporativas, até que uma resposta seja recebida, antes de continuar o processo de mensagens síncronas.
A mensagem síncrona também é conhecida como comunicação síncrona.
Definirtec explica mensagens síncronas
As transmissões de mensagens síncronas são controladas por protocolos de rede, como Ethernet, Token Ring e Synchronous Optical Networking (SONET).
Por outro lado, a transmissão de mensagens assíncronas, comumente usada em telecomunicações, funciona em jorros e sinaliza ao receptor inserindo um bit de início antes de cada caractere de dados e um bit de parada no final. O email é a forma mais comum de mensagem assíncrona, em que o intervalo entre a transmissão e a resposta é totalmente manual. Se duas pessoas falarem em uma linha telefônica simultaneamente ou duas mensagens de e-mail forem enviadas simultaneamente, não haverá sincronização e as mensagens geralmente falharão. A mensagem síncrona evita que isso ocorra, pois um sistema aguarda uma resposta do outro sistema antes de continuar a transmissão ou processamento.
Os protocolos que permitem a comunicação entre aplicativos de software distribuídos oferecem suporte a mensagens síncronas e assíncronas. Um exemplo é Java API para XML Messaging (JAXM).