Definição – O que significa Twistor Memory?
A memória Twistor é um tipo de memória de computador anterior à RAM dos dias modernos e foi eventualmente substituída por ela. A memória Twistor é semelhante à memória central. É formada envolvendo uma fita magnética em torno de um fio condutor de corrente. Ele usa a fita magnética para armazenar padrões. Uma variante da memória de torção chamada torção piggyback também pode ser usada como ROM. A memória Twistor foi introduzida em 1957 e usada em meados dos anos 1970.
Definirtec explica Twistor Memory
A memória Twistor é um tipo de memória magnética que foi inventada por Andrew Bobeck no Bell Labs em 1957. A memória Twistor era semelhante à memória central e era uma melhoria em relação aos ímãs circulares usados anteriormente. A memória Twistor usa fita magnética para armazenar padrões; a fita é enrolada em fios condutores de corrente.
A memória Twistor é construída enfiando os ímãs do núcleo com dois fios cruzados, X e Y. A construção composta dos ímãs e fios forma uma matriz chamada plano. Um campo magnético é criado à medida que os ímãs centrais assentam nos fios em um ângulo de 45 graus. As operações de leitura e gravação são realizadas com a ajuda de um terceiro fio denominado linha de inibição.
A operação de escrita da memória do twistor é feita selecionando os fios X e Y, de modo que o nível de corrente crie um campo magnético ½ crítico. Isso faz com que uma diferença no campo no ponto de cruzamento seja maior do que o ponto de saturação do núcleo. Assim, o núcleo armazena bits pegando o campo externo e os uns e zeros são representados com base na direção do fluxo da corrente.
As operações de leitura também fazem uso do processo de escrita. Um padrão é destruído durante a leitura e deve ser redefinido na operação seguinte. Apenas um bit pode ser lido ou escrito por vez.
Embora a memória twistor tenha sido usada principalmente como memória central, ela também pode ser usada para fazer memória ROM. Uma variante da memória de torção com recursos reprogramáveis era conhecida como torção piggyback. Outra variante chamada twistor usa solenóides e a fita é enrolada em torno de um conjunto de fios em uma hélice de 45 graus.
A introdução da memória semicondutora acabou com o uso da memória de dois sensores. A memória de bolha inventada na década de 1980 usa um conceito semelhante.