Definição – o que significa memória não volátil (NVM)?
A memória não volátil (NVM) é um tipo de memória de computador que tem a capacidade de armazenar dados salvos, mesmo se a alimentação for desligada. Ao contrário da memória volátil, o NVM não requer que seus dados de memória sejam atualizados periodicamente. É comumente usado para armazenamento secundário ou armazenamento consistente de longo prazo.
A memória não volátil é altamente popular entre as mídias digitais; é amplamente utilizado em chips de memória para dispositivos de memória USB e câmeras digitais. A memória não volátil elimina a necessidade de tipos relativamente lentos de sistemas de armazenamento secundário, incluindo discos rígidos.
A memória não volátil também é conhecida como armazenamento não volátil.
A Definirtec explica a memória não volátil (NVM)
O armazenamento de dados não voláteis pode ser classificado em dois tipos:
- Sistemas mecanicamente endereçados
- Sistemas eletricamente endereçados
Os sistemas endereçados mecanicamente usam uma estrutura de contato para escrever e ler em um meio de armazenamento selecionado. A quantidade de dados armazenados dessa forma é muito maior do que o que é possível em sistemas endereçados eletricamente. Alguns exemplos de sistemas endereçados mecanicamente são discos ópticos, discos rígidos, memória holográfica e fitas magnéticas.
Os sistemas endereçados eletricamente são categorizados com base no mecanismo de gravação. Eles são caros, mas mais rápidos do que os sistemas endereçados mecanicamente, que são acessíveis, mas lentos. Alguns exemplos de sistemas endereçados eletricamente são memória flash, FRAM e MRAM.
Alguns exemplos de NVM incluem:
- Todos os tipos de memória somente leitura
- Memória flash
- A maioria dos dispositivos de armazenamento magnético, como discos rígidos, fita magnética e disquetes
- Soluções anteriores de armazenamento de computador, incluindo cartões perfurados e fita de papel
- Discos óticos