Definição – O que significa memória de acesso aleatório ferroelétrico (FRAM)?
A memória ferroelétrica de acesso aleatório (FRAM, F-RAM ou FeRAM) é uma forma de memória não volátil semelhante à DRAM em arquitetura. No entanto, ele faz uso de uma camada ferroelétrica no lugar de uma camada dielétrica para atingir a não volatilidade. Considerada como uma alternativa potencial para tecnologias de memória de acesso aleatório não volátil, a memória de acesso aleatório ferroelétrica fornece os mesmos recursos da memória flash.
Definirtec explica Ferroelectric Random Access Memory (FRAM)
Apesar do nome, a memória ferroelétrica de acesso aleatório não contém ferro. Normalmente usa titanato de zirconato de chumbo, embora outros materiais também sejam usados às vezes. Embora o desenvolvimento da RAM ferroelétrica remonte aos primeiros dias da tecnologia de semicondutores, os primeiros dispositivos baseados em RAM ferroelétrica foram produzidos por volta de 1999. Uma célula de memória RAM ferroelétrica é composta por uma linha de bits e também por um capacitor conectado a uma placa. Os valores binários 1 ou 0 são armazenados com base na orientação do dipolo dentro do capacitor. A orientação do dipolo pode ser definida e revertida com a ajuda da voltagem.
Em comparação com tecnologias mais estabelecidas, como flash e DRAM, a RAM ferroelétrica não é muito usada. A RAM ferroelétrica é às vezes embutida em chips baseados em CMOS para ajudar os MCUs a terem suas próprias memórias ferroelétricas. Isso ajuda a ter menos estágios para incorporar a memória aos MCUs, resultando em economias de custo significativas. Também traz outra vantagem de ter baixo consumo de energia em comparação com outras alternativas, o que ajuda muito os MCUs, onde o consumo de energia sempre foi uma barreira.
Existem muitos benefícios associados à RAM ferroelétrica. Comparado com o armazenamento flash, ele tem menor consumo de energia e desempenho de gravação mais rápido. Em comparação com tecnologias semelhantes, a RAM ferroelétrica fornece mais ciclos de apagamento de gravação. Também há maior confiabilidade de dados com RAM ferroelétrica.
Existem certas desvantagens associadas à RAM ferroelétrica. Ele tem menor capacidade de armazenamento em comparação com dispositivos flash e também é caro. Em comparação com DRAM e SRAM, a RAM ferroelétrica armazena menos dados no mesmo espaço. Além disso, devido ao processo destrutivo de leitura da RAM ferroelétrica, é necessária uma arquitetura de gravação após leitura.
RAM ferroelétrica é usada em muitas aplicações, como instrumentação, equipamentos médicos e microcontroladores industriais.