Definição – o que significa memória de mudança de fase (PCM)?
A memória de mudança de fase (PCM) é um tipo de RAM não volátil que armazena dados alterando o estado do material usado, o que significa que ele alterna entre os estados amorfo e cristalino em um nível microscópico. O PCM é considerado uma tecnologia emergente.
O PCM é 500 a 1,000 vezes mais rápido do que a memória flash normal. A tecnologia PCM também pode oferecer armazenamento não volátil econômico, de alto volume e alta densidade em uma escala incomparável.
A memória de mudança de fase também é conhecida como RAM perfeita, PCME, PRAM, PCRAM, memória unificada ovônica, RAM calcogeneto e C-RAM.
Definirtec explica a memória de mudança de fase (PCM)
No estado amorfo (ou fase desordenada), o material na memória PCM tem alta resistência elétrica. No estado cristalino (ou fase ordenada), apresenta menor resistência. Assim, a corrente elétrica pode ser ligada e desligada para representar os estados digital alto e baixo.
Esta é uma das várias tecnologias de memória que competem para substituir a memória flash, que apresenta vários problemas. A memória de mudança de fase pode oferecer um desempenho muito superior onde uma gravação rápida é necessária. A memória flash também se degrada com cada pico de voltagem. Os dispositivos de memória de mudança de fase também se degradam, mas a uma taxa muito mais lenta. No entanto, o tempo de vida da memória de mudança de fase é limitado por uma estrutura de dados semelhante a uma árvore chamada árvore de sufixo generalizada, expansão térmica durante a programação, migração de metal e outros mecanismos desconhecidos.
Além disso, ao contrário da memória flash, o PCM não requer uma etapa de “apagamento” separada ao alterar as informações armazenadas de um para zero ou de zero para um. Portanto, o PCM pode ser alterado por bits e muito mais rápido para ler e gravar dados.
Várias organizações bem conhecidas, como IBM, Intel, Samsung, etc., estão conduzindo pesquisas em tecnologia PCM. Alguns especialistas do setor acreditam que o PCM pode ser a tecnologia de armazenamento de dados do futuro, substituindo os discos rígidos por unidades de estado sólido.