Definição – O que significa Memória de Acesso Aleatório Dinâmico Síncrono de Taxa de Dados Dupla (SDRAM DDR)?
A memória de acesso aleatório dinâmico síncrono de taxa de dados dupla (DDR SDRAM) é um tipo de módulo de memória de acesso aleatório que permite taxas de transferência mais altas e desempenho mais rápido em comparação com os módulos de RAM anteriores. O DDR SDRAM transfere memória tanto na borda de subida quanto na de queda de um ciclo de clock, dobrando a taxa de transferência. É daí que vem o nome “taxa de dados dupla”.
Definirtec explica a memória de acesso aleatório dinâmico síncrono de taxa de dados dupla (DDR SDRAM)
O DDR SDRAM funciona com base no princípio de transferência de dados na transição positiva de um ciclo de clock e na transição negativa. Embora a maioria das pessoas possa perceber o ciclo do relógio de um computador como um evento discreto no tempo, eletronicamente é uma onda, normalmente uma onda quadrada. Esta onda tem uma borda ascendente e uma borda descendente. A RAM típica só transmite dados na borda ascendente, mas a SDRAM transfere dados na borda descendente, o que permite a transferência de mais dados em um ciclo de clock, dobrando o desempenho de um chip. Isso é chamado de “bombeamento duplo”. O DDR pode transferir dados a uma taxa de até 1600 MB / s.
Os módulos DDR SDRAM têm circuitos complexos para manter esse tempo, usando loops de fase para manter o tempo preciso. DDR foi suplantado por DDR2, DDR3 e DDR4. Nenhum desses padrões é compatível com versões anteriores ou posteriores, portanto placas-mãe com um tipo de DDR podem usar apenas módulos de RAM que suportam esse padrão.