Definição – O que significa VRAM (Video Random Access Memory)?
A memória de acesso aleatório de vídeo (VRAM ou RAM de vídeo) é uma matriz de alta velocidade de memória de acesso aleatório dinâmica (DRAM) usada para armazenar os dados de imagem e vídeo que um computador exibe. VRAM é um circuito integrado que funciona como buffer entre a CPU e a placa de vídeo. VRAM foi originalmente projetado como um adaptador gráfico de alta resolução. Quanto maior a memória de vídeo, maior a capacidade do sistema de lidar com gráficos mais complexos em um ritmo mais rápido.
VRAM também é conhecido como buffer de quadros ou simplesmente memória de vídeo.
Definirtec explica a memória de acesso aleatório de vídeo (VRAM)
VRAM foi criado em 1980 e comercialmente apresentado por R. Matick e F. Dill da IBM em 1986. Projetado para fornecer gráficos coloridos de alta velocidade a custos reduzidos, VRAM superou telas de exibição anteriores que incluíam grandes estações de trabalho e bitmaps limitados.
Quando uma imagem deve ser exibida na tela, o processador a lê primeiro e depois é gravada na VRAM. Esses dados são então alterados por um conversor digital-analógico de RAM (RAMDAC) para sinais analógicos, que são então enviados para a tela do display. Todos esses processos ocorrem tão rapidamente que os usuários não conseguem percebê-los. Os chips VRAM geralmente têm duas portas, o que significa que, quando o visor lê a VRAM para atualizar a imagem exibida atualmente, o processador grava uma nova imagem na VRAM simultaneamente. Isso ajuda a evitar que a tela pisque.
Os tipos de VRAM incluem:
- SGRAM: Sincronizado com o relógio e o tipo de memória mais barato. Os dados podem ser modificados em um único processo, em vez da ordem típica de leitura, gravação e atualização.
- RDRAM: Uma das tecnologias de RAM de vídeo mais rápidas com uma taxa de transferência de dados (DTR) de até 800 MHz. Permite que os dados passem por um barramento simplificado. Pode ter canais duplos, o que dobra a taxa de transferência,
- Window RAM (WRAM): VRAM de duas portas e alto desempenho com largura de banda aproximadamente 25% maior do que a VRAM normal.
- Multibank Dynamic RAM (MDRAM): Uma RAM altamente eficiente que ajuda a dividir a memória em várias partes de 32 KB, que podem ser acessadas separadamente. O acesso simultâneo à memória aumenta o desempenho geral. O MDRAM é menos caro do que a maioria dos VRAM.