A memória compartilhada é uma característica da arquitetura do computador que permite a diferentes processos acessar um bloco de memória comum. Isto é feito fornecendo a cada processo sua própria visão da memória, que consiste em um conjunto de unidades endereçáveis. O sistema operacional é responsável por mapear a memória compartilhada para o espaço de endereços de cada processo.
A memória compartilhada é uma forma útil de aumentar a quantidade de dados que podem ser processados por um computador. Ela é especialmente útil para dados que são acessados por múltiplos processos, como um banco de dados. Como é que dois processos partilham memória? Há duas formas de dois processos partilharem memória:
1. Os processos podem ser executados na mesma máquina física e podem acessar a mesma memória.
2. Os processos podem estar a correr em máquinas físicas diferentes e podem aceder à memória um do outro através de uma rede.
Qual é a diferença entre a memória compartilhada e a memória distribuída? Os sistemas de memória compartilhada têm um único espaço de endereço físico que é compartilhado por todos os processadores. Os sistemas de memória distribuída têm cada processador com seu próprio espaço de endereços local, e os processadores comunicam-se uns com os outros através da passagem de mensagens. Por que a memória compartilhada é mais rápida? A memória compartilhada é mais rápida porque permite que os dados sejam acessados diretamente por vários processadores. Isto elimina a necessidade de copiar dados entre diferentes locais de memória, o que pode ser demorado. Qual é a função da memória compartilhada? A memória compartilhada é um tipo de memória de computador que pode ser acessada por múltiplos processos. A memória compartilhada permite que os processos troquem dados mais eficientemente do que se estivessem usando áreas de memória separadas.
Como é que a memória partilhada afecta o desempenho?
A memória compartilhada é um tipo de memória do computador que pode ser acessada por múltiplos processos. É frequentemente utilizada em computação paralela para fornecer uma troca de dados de alta velocidade entre processadores.
A memória compartilhada pode afetar o desempenho de várias maneiras. Primeiro, se dois ou mais processos estiverem compartilhando a mesma memória, eles terão que competir pelo acesso a essa memória. Isso pode levar à contenção e retardar o desempenho geral do sistema. Segundo, se os processos estiverem compartilhando dados que estão mudando constantemente, eles terão que atualizar constantemente suas cópias desses dados, o que também pode levar à contenção e retardar o sistema.