Um meme é uma imagem, vídeo ou texto que é compartilhado online e muitas vezes alterado ou alterado de alguma forma. Eles são tipicamente engraçados ou relatáveis e muitas vezes tornam-se virais. A palavra meme é um acrónimo? Não, a palavra “meme” não é um acrônimo. É uma palavra que foi cunhada por Richard Dawkins em seu livro The Selfish Gene, de 1976.
A palavra “meme” é uma tendência ou moda? Um meme é uma idéia, comportamento ou estilo que se espalha de pessoa para pessoa dentro de uma cultura. Um meme age como uma unidade para transportar idéias culturais, símbolos ou práticas, que podem ser transmitidos de uma mente para outra através da escrita, fala, gestos, rituais ou outros fenômenos imitáveis com um tema imitado. Os apoiadores do conceito consideram os memes como análogos culturais aos genes, na medida em que se auto-replicam, mutam, e respondem a pressões seletivas. Quem inventou o termo “meme”? O termo “meme” foi cunhado pela primeira vez por Richard Dawkins em seu livro O Gene Egoísta de 1976. Um meme é um vídeo ou uma imagem? Um meme é uma imagem, vídeo ou um texto que é tipicamente viral na natureza e é frequentemente exagerado ou cómico na natureza.
Quem inventou o meme?
O primeiro uso conhecido da palavra “meme” foi em 1976 por Richard Dawkins em seu livro The Selfish Gene. Dawkins descreveu memes como uma “unidade de transmissão cultural” ou um “replicador cultural”. Ele propôs que assim como os genes se propagam no pool genético causando a reprodução de organismos, os memes se propagam no pool meme fazendo com que as pessoas os imitem.
Só no início dos anos 2000 é que a palavra “meme” começou a ser usada online para se referir ao conceito de uma ideia ou pedaço de cultura que se espalha de pessoa para pessoa através da internet. A palavra foi popularizada por Mike Godwin, a quem é creditada a cunhagem do termo “meme” no contexto da internet.