Mecanismo de banco de dados

Definição – O que significa Mecanismo de Banco de Dados?

Um mecanismo de banco de dados é o sistema subjacente que um banco de dados usa para funcionar. Muitas tecnologias diferentes dependem de “motores” internos, que são os blocos de construção fundamentais sobre os quais operam.

Definirtec explica Database Engine

Em geral, referir-se a um “mecanismo” para uma tecnologia implica que esse módulo específico contém o código principal para as operações dessa tecnologia. No design de banco de dados, um mecanismo de banco de dados é composto do componente do sistema que realmente armazena e recupera dados.

Para agilizar o uso de um mecanismo de banco de dados além da interface dessa tecnologia, surgiu uma tecnologia chamada interfaces de programação de aplicativos (API). Muitas ferramentas de banco de dados podem ser acessadas por meio desses recursos, em vez de passar pela interface de usuário do banco de dados real.

Embora o mecanismo de banco de dados seja frequentemente referido como o sistema de armazenamento de dados inerente, o uso do termo “mecanismo” em TI costuma apontar para design proprietário e propriedade. Um motor de software é algo que uma empresa protege da concorrência e preserva como uma oferta única aos mercados. A reutilização ou simulação de um motor de software é um tipo de atividade controversa que teria de ser trabalhada entre empresas de tecnologia concorrentes.