Maven

Definição – o que significa o Maven?

Maven é uma ferramenta de gerenciamento e compreensão de projetos de software usada principalmente com projetos baseados em Java, mas que também pode ser usada para gerenciar projetos em outras linguagens de programação como C # e Ruby. Maven ajuda a gerenciar compilações, documentação, relatórios, dependências, gerenciamento de configuração de software (SCM), lançamentos e distribuição.

Muitos ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) fornecem plug-ins ou add-ons para Maven, permitindo que o Maven compile projetos de dentro do IDE.

Definirtec explica Maven

Os principais recursos do Maven incluem:

  • Uma maneira padrão e fácil de construir projetos em que detalhes desnecessários são ocultados
  • Um sistema de construção uniforme, onde uma estratégia padrão é seguida ao construir qualquer projeto
  • Informações de qualidade do projeto, como listas de dependências, fontes de referência cruzada e relatórios de teste de unidade
  • Gerenciamento de dependência, incluindo atualização automática e encerramento de dependências
  • A capacidade de lidar com vários projetos simultaneamente
  • Download dinâmico de bibliotecas Java e plug-ins necessários de repositórios Maven

O Maven foi criado por Jason Van Zyl em 2002 como parte do projeto Apache Turbine. Ele se tornou um projeto da Apache Software Foundation em 2003. Depois disso, várias versões do Maven foram lançadas, incluindo Maven v1.0, v2.0 e v3.0.

A unidade fundamental no Maven é o modelo de objeto do projeto (POM), um arquivo XML que inclui informações sobre o projeto de software, detalhes de configuração que o Maven usa na construção deste projeto, quaisquer dependências de componentes externos ou módulos e a ordem de construção. A funcionalidade do Maven também depende de plug-ins, que fornecem um conjunto de objetivos que podem ser executados. Na verdade, todo o trabalho é feito por plug-ins. Existem vários plug-ins Maven para construção, teste, SCM, execução de um servidor Web, etc. Os plug-ins são configurados no arquivo POM, onde alguns plug-ins básicos são incluídos por padrão.