Definição – o que significa Redundant Array of Independent Nodes (RAIN)?
Matriz redundante de nós independentes (RAIN) é um subsistema de disco que fornece armazenamento de dados distribuídos e proteção na arquitetura de rede, integrando hardware e software de gerenciamento de baixo custo.
O RAIN foi projetado para oferecer armazenamento conectado à rede (NAS) escalonável e confiável, combinando computação distribuída e hardware comum com software de gerenciamento de som. Ele é projetado para melhorar as deficiências de sistemas NAS não redundantes. O conceito de RAIN é derivado da matriz redundante de discos independentes (RAID), que é um sistema semelhante que é implementado no nível do disco.
Matriz redundante de nós independentes também pode ser chamada de matriz redundante de nós baratos.
Definirtec explica Redundant Array of Independent Nodes (RAIN)
A arquitetura RAIN foi desenvolvida como um programa de pesquisa conjunto entre o California Institute of Technology, o Jet Propulsion Laboratory da NASA e a Defense Advanced Research Projects Agency.
A tecnologia RAIN é implementada para aumentar a tolerância a falhas em um cluster. Os clusters de armazenamento podem ser gerenciados por meio de uma interface de gerenciamento centralizado. O software de gerenciamento constrói um pool virtual de dispositivos de armazenamento sem exigir a presença física de administradores de rede e armazenamento. O software de gerenciamento RAIN detecta automaticamente quaisquer novos nós RAIN e permite que eles se comuniquem entre si.
Em caso de falha de um nó, os dados perdidos são replicados entre outros nós RAIN em um cluster para evitar a substituição imediata do nó com falha. Grids baseados em RAIN são mais resilientes às mudanças de carga de trabalho de aplicativos por meio de recursos eficazes de balanceamento de carga.