Definição – O que significa Sparse Matrix?
Uma matriz esparsa é uma matriz em que muitos ou a maioria dos elementos têm valor zero. Isso está em contraste com uma matriz densa, onde muitos ou a maioria dos elementos têm um valor diferente de zero. Matrizes esparsas são usadas de maneiras específicas na ciência da computação e têm diferentes protocolos e técnicas de análise e armazenamento de dados relacionados ao seu uso.
Definirtec explica Sparse Matrix
Ter uma matriz com uma ampla faixa de zero elementos é diferente de ter uma matriz com uma faixa de valores completos. Uma das maiores diferenças é que armazenar toda a matriz esparsa em um formato digital é visto como “desperdício” de memória do computador. A compressão sem perdas ou armazenamento truncado de uma matriz esparsa é uma consideração comum na ciência da computação.
Normalmente, os engenheiros podem considerar a dispersão da matriz e usar métodos de compressão para armazenar apenas os valores reais na matriz, em vez de armazenar um grande número de elementos com valores zero. A natureza fundamental dessa compressão é baseada em muitos dos mesmos conceitos de informática que permitem qualquer tipo de armazenamento ultraeficiente – técnicas, por exemplo, podem incluir o uso de ponteiros e referências para dados compactados.
Alguns teóricos descrevem uma matriz esparsa como representando um sistema mais “vagamente integrado”, onde dados mais densos implicam conexões mais diretas entre os dados.