Definição – O que significa Pin Grid Array (PGA)?
Um pin grid array (PGA) é o padrão de empacotamento de circuito integrado usado na maioria dos processadores de segunda a quinta geração. Os pacotes de matriz de grade de pinos eram retangulares ou quadrados, com pinos dispostos em uma matriz regular. A matriz de grade de pinos foi preferida para processadores com barramentos de dados de largura maior do que pinos duplos em linha, pois ela poderia lidar melhor com o número necessário de conexões.
Definirtec explica Pin Grid Array (PGA)
A matriz de grade de pinos começou com o microprocessador Intel 80286. Ele foi montado em uma placa de circuito impresso por inserção em um soquete ou ocasionalmente pelo método de furo passante. As matrizes de grade de pinos tinham muitas variações, como:
- Cerâmica – PGA em embalagem cerâmica
- Flip-chip – Die voltado para baixo no topo do substrato
- Plástico – PGA em embalagem plástica
- Escalonado – Layout de pino escalonado para compressão apertada
- Orgânico – Molde preso a uma placa orgânica
Uma das maiores vantagens oferecidas pelo PGA é o número de pinos disponíveis por circuito integrado em comparação com os padrões de embalagem mais antigos, como os pacotes em linha duplos. Isso serviu bem para processadores mais novos com dados mais amplos e barramentos de endereço. Além disso, o PGA é mais barato do que o array de grade de bolas e outros arrays de grade.
No entanto, as conexões de pinos do PGA são geralmente menos confiáveis e a tecnologia PGA também tinha certas limitações nas capacidades térmicas e elétricas. Essas desvantagens eventualmente resultaram na substituição gradual do PGA por outros padrões, como a matriz de grade de bolas.