Definição – o que significa Disk Array?
Uma matriz de disco é um sistema de armazenamento de dados que contém várias unidades de disco e uma memória cache. Ele distribui dados de forma eficiente em várias unidades e permite tolerância a falhas por meio de matriz redundante de discos independentes (RAID). Algumas matrizes de disco também usam virtualização, que fornece funcionalidade adicional ao otimizar o uso do armazenamento e fornecer maior flexibilidade para os usuários que gerenciam os dados armazenados.
Definirtec explica Disk Array
Uma matriz de disco típica inclui memória cache, controladores especiais, compartimentos de disco e fonte de alimentação. Esses componentes costumam ser trocados a quente, o que significa que podem ser desconectados e reconectados sem desligar o sistema. Matrizes de disco oferecem muitas vantagens em disponibilidade de dados, resiliência por meio de componentes redundantes e facilidade de manutenção.
As categorias de matrizes de disco incluem:
- Matrizes de armazenamento conectado à rede (NAS)
- Arrays de rede de área de armazenamento (SAN) (SAN modular, SAN monolítico e arrays de armazenamento de utilitários)
- Virtualização de armazenamento
Um sistema NAS é uma rede de dispositivos que contém vários discos rígidos organizados em matrizes RAID. Ele alivia a função de servidor de arquivos dos servidores de arquivos, fornecendo armazenamento e um sistema de arquivos. A SAN fornece apenas armazenamento baseado em blocos, deixando o sistema de arquivos para as máquinas clientes da rede. No entanto, os dois podem ser combinados em um híbrido SAN / NAS, oferecendo ambos os protocolos para armazenamento de base de bloco e armazenamento de arquivo no mesmo sistema.