Massa de vidraceiro

Definição – o que significa PuTTY?

Desenvolvido e mantido principalmente por Simon Tatham, PuTTY é um aplicativo de código aberto que faz uso de protocolos de rede como Telnet e rlogin em plataformas Windows e UNIX em conjunto com um emulador de terminal xterm. Em uma rede, o PuTTY usa todos os protocolos acima para permitir uma sessão remota em um computador. É uma ferramenta popular para comunicação baseada em texto e também um utilitário popular para conectar servidores Linux a partir de computadores baseados no sistema operacional Microsoft.

Definirtec explica PuTTY

O objetivo principal do PuTTY é se tornar um aplicativo multiplataforma capaz de ser executado na maioria dos sistemas operacionais. Ele pode ser considerado como um terminal xterm para a maioria das finalidades. Ele ainda especifica seu tipo de terminal como xterm para o servidor; embora isso possa ser reconfigurado. A maioria dos recursos, como encaminhamento de porta e chaves públicas, estão disponíveis nas opções de linha de comando. A janela principal do PuTTY contém a sessão que é executada no computador remoto e através da qual se pode enviar os comandos diretamente ao computador remoto. Para reduzir a imprevisibilidade de dados aleatórios, o PuTTY usa um arquivo de semente de número aleatório que geralmente é armazenado no arquivo PUTTY.RND. Com relação aos recursos de recortar e colar, o PuTTY pode ser personalizado para agir de forma semelhante ao xterm.

O PuTTY oferece algumas vantagens distintas, especialmente ao trabalhar remotamente. É mais fácil de configurar e mais estável. Também é mais persistente em comparação com outras, pois uma sessão remota pode ser reiniciada assim que a conexão for restaurada após uma interrupção. Possui uma interface gráfica de usuário fácil de usar. Muitas variações do terminal remoto seguro são suportadas pelo PuTTY. Algumas sequências de controle de terminal, como as sequências de console do Linux, que não são suportadas pelo xterm, são suportadas pelo PuTTY.