Definição – O que significa Mascaramento de Dados?
O mascaramento de dados refere-se ao processo de alteração de certos elementos de dados em um armazenamento de dados para que a estrutura permaneça semelhante enquanto as próprias informações são alteradas para proteger informações confidenciais. O mascaramento de dados garante que as informações confidenciais do cliente fiquem indisponíveis além do ambiente de produção permitido. Isso é especialmente comum quando se trata de situações como treinamento de usuário e teste de software.
Definirtec explica o mascaramento de dados
Métodos automatizados de desenvolvimento e teste reduzem a exposição direta a dados confidenciais. Mesmo assim, existem muitas situações em que os dados são necessários. Tomemos, por exemplo, um banco que terceirizou parte do empreendimento para empresas estrangeiras. Muitas vezes, é ilegal que as informações dos clientes saiam do banco, independentemente do país em que o banco é regulamentado. Usando uma técnica como o mascaramento de dados, a empresa de desenvolvimento terceirizada pode testar o software com dados semelhantes aos que seriam experimentados no ambiente de produção ao vivo.
O mascaramento de dados potente requer a modificação dos dados para que os valores originais não sejam reprojetados ou identificados. Os dados podem ser criptografados e descriptografados, a integridade relacional é mantida, as políticas de segurança podem ser comprovadas e a separação de tarefas entre a administração e a segurança pode ser iniciada.