Definição – o que significa Máscara curinga?
Uma máscara curinga é uma sequência de bits binários que ajuda a otimizar o roteamento de pacotes dentro de uma sub-rede de uma rede. Ele é mostrado sobre o número da sub-rede, fornecendo ao roteador informações sobre em quais partes do número da sub-rede se concentrar. O uso da marca curinga ajuda o roteador a se concentrar apenas nos dígitos escolhidos pela máscara, em vez de em todo o endereço IP. As máscaras curinga normalmente são usadas para especificar quais endereços IP podem ser permitidos ou negados nas listas de controle de acesso e com protocolos de roteador como o Open Shortest Path First.
Definirtec explica a máscara curinga
Uma máscara curinga é semelhante a uma máscara de sub-rede no comprimento de bits, pois tem 32 bits. No entanto, ele atua como uma sub-rede invertida. Qualquer padrão de bit curinga pode ser mascarado para verificação. Em uma rede, o número da sub-rede desempenha a tarefa de ajudar no roteamento de um pacote ao seu destino final, uma vez que ele tenha alcançado o gateway principal. Um zero binário sobre um dígito específico no número da sub-rede solicita um foco no dígito, enquanto um zero binário sobre um dígito específico no número da sub-rede sinaliza para ignorar o dígito específico. Com máscaras curinga, os bits zero especificam que a posição do bit correspondente deve corresponder à mesma posição do bit no endereço IP, enquanto os bits um especificam que a posição do bit correspondente não precisa corresponder à posição do bit no endereço IP.
As máscaras curinga ajudam a especificar o intervalo de endereços de rede a serem usados. Eles são amplamente usados em circunstâncias em que as máscaras de sub-rede não podem ser usadas, como quando dois hosts afetados estão em sub-redes diferentes, onde a máscara curinga pode ser usada para agrupá-los.