Definição – O que significa Machine to Machine (M2M)?
Machine to Machine (M2M) refere-se a uma configuração de rede sem fio ou com fio que permite que dispositivos do mesmo tipo e capacidade de se comunicarem livremente.
Esse tipo de sistema pode ser usado de várias maneiras e avançou nas últimas décadas com a criação de sistemas globais de Internet e rede IP, facilitando comunicações aprimoradas e eficientes em longas distâncias e entre um grande número de dispositivos.
Definirtec explica Máquina para Máquina (M2M)
As tecnologias M2M normalmente usam sensores para capturar dados que são alimentados por redes, fornecendo entrada crítica para vários tipos de máquinas que executam tarefas diferentes. Embora seja um termo amplo, M2M geralmente se refere ao uso desses sistemas distribuídos para controlar equipamentos industriais ou de manufatura. Um desses sistemas é a telemetria, que usa ondas de rádio para facilitar esse tipo de comunicação entre dispositivos.
Aqueles que discutem a história dos sistemas M2M podem apontar para a evolução dos novos sistemas utilitários de medidores inteligentes, tecnologias automotivas e a integração de sistemas de rede mais inteligentes com uma variedade mais ampla de máquinas e aparelhos. O surgimento de novos modelos, como software distribuído pela Web, também está ajudando as tecnologias M2M a evoluir e ganhar terreno nas indústrias de manufatura e industriais.