Definição – O que significa Máquina de Turing Não Determinística (NTM)?
Uma máquina de Turing não determinística é um tipo teórico de computador no qual comandos específicos podem permitir uma gama de ações, em vez de um comando específico que leva a apenas uma ação permitida no modelo determinístico de computação.
Onde a programação determinística é uma condição simples de ‘entrada X leva à ação Y’, uma configuração de máquina de Turing não determinística teoricamente permitiria que a entrada X levasse a uma variedade de ações Y (matriz).
Definirtec explica a Máquina de Turing Não Determinística (NTM)
As máquinas de Turing não determinísticas podem realmente fornecer uma direção para o futuro da computação inteligente ou artificialmente inteligente. Ao desvincular o trabalho computacional do paradigma determinístico, os computadores poderiam aprender a resolver problemas mais complicados e ‘pensar’ mais como humanos.
Um tipo de máquina de Turing não determinística é a máquina de Turing probabilística. Aqui, a matriz de ações (Y) mencionada acima é determinada por meio de alguma distribuição de probabilidade. Outra maneira de dizer isso é que quando a máquina tem mais de uma escolha, ela vai para um modelo probabilístico, analisa esse modelo e faz uma escolha de acordo.
Existem muitas outras maneiras de solicitar uma máquina de Turing não determinística, mas o princípio é que o computador deve escolher a partir de um conjunto de opções disponíveis. Alguns modelos de Turing não determinísticos em uma configuração de aprendizado de máquina podem consistir em o computador seguir caminhos lógicos até um fim aceito ou rejeitado e, em seguida, voltar e escolher uma ação de acordo.
Como os especialistas apontam, as máquinas de Turing não determinísticas são diferentes dos modelos de computação quântica. Na computação quântica, a confluência de bits binários em qubits amplia o paradigma e torna os processos de computação mais elaborados e sofisticados.
Na máquina de Turing não determinística, conforme explicado, é a disponibilidade de escolhas de acordo com as entradas que afasta o modelo de computação do determinismo puro.